Patrulha Rural inicia obras em Santana do Itararé.

Em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Território de Divisa do Norte do Paraná – CODREN,  a prefeitura iniciou a primeira etapa das obras de  adequação das estradas rurais do município no Bairro Ponte Nova ( trecho Cirso Dominato/Fininho). “Ao todo estão previstos 43 km de serviços de recuperação, adequação, cascalhamento, colocação de maninhas entre outros serviços nas estradas rurais do município. Mas nesse primeiro momento serão 6 km que vai do Cirso Dominado ao Fininho” – lembra o prefeito Joás Michetti.

O Consorcio

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Território de Divisa do Norte do Paraná – CODREN é formado pelos municípios de Santana do Itararé, Siqueira Campos, Wenceslau Braz e São José da Boa Vista e tem a finalidade de propiciar o desenvolvimento político, econômico e social, sustentável e integrado nos municípios participantes, através de um trabalho conjunto que promova o desenvolvimento local e regional.

A Patrulha Rural

O Programa PATRULHA RURAL  é uma parceria do Governo do Estado com os municípios que integram o consorcio CODREN e visa à modernização das estradas rurais utilizadas para escoar a produção agrícola beneficiando também o transporte escolar.

A Patrulha Rural é composta por dez máquinas: um caminhão comboio, quatro caminhões caçamba, escavadeira hidráulica, motoniveladora, rolo compactador, retroescavadeira e um trator de esteira.

“As obras nas estradas rurais são feitas em conformidade com as técnicas de conservação de solo e água das propriedades. Cada município fica com os maquinários em média por dois meses” – afirma Fernando Maluf Secretário Executivo do CODREN .

O prefeito Joás Michetti lembra que, além dos serviços do Programa Patrulha Rural do Codren, os trabalhos nas estradas rurais do município também são e estão sendo realizados com os maquinários próprios da prefeitura. “Vamos preparar as estradas rurais com patrolamento, cascalhamento, construção de pontes, bueiros entre outros serviços para deixa-la boas para o transporte da safra de soja que logo se inicia”, afirma o prefeito Joás.

Além do benefício direto ao escoamento da produção agrícola, estradas rurais em boas condições eleva a qualidade de vida dos moradores da zona rural. “Estamos felizes com o Governo do Estado pelo programa Patrulha Rural e pelo apoio que temos recebidos em outras áreas também. Tudo isso contribui em muito para o desenvolvimento do nosso município”, agradece o prefeito Joas Michetti.

Presenças

O início das obras contou com a presença do prefeito Joás Michetti,  dos  Engenheiros responsáveis pelo projeto, do vice prefeito de Wenceslau Braz Roberto do São Miguel, do Secretário Executivo do CODREN Fernando Maluf, do secretário municipal de agricultura Valter Patriarca e do José Carlos Vidal – Emater.

Gostou? Compartilhe: